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quinta-feira, 2 de agosto de 2018

E-mail corporativo: TUDO o que você precisa saber.


O que chamamos de e-mail corporativo, nada mais é do que ter um serviço de e-mail usando um domínio próprio da empresa, ao invés de utilizar sistemas gratuitos como Hotmail ou Gmail. Quando sua empresa tem um e-mail empresarial, seus endereços de e-mail vão ser parecidos com esse - seunome@nomedasuaempresa.com.br.

De cara já dá para perceber que é muito mais profissional e passa muito mais credibilidade para seus clientes e parceiros, utilizar um e-mail com o nome da sua empresa do que algo como @gmail.com ou @outlook.com, concorda?

Neste artigo veremos algo sobre o e-mail corporativo.
Como implantar um na sua empresa, quais os tipos de servidores de e-mail e muito mais

Continue a leitura e vire um expert no assunto!

1º O que é E-mail Corporativo?

O termo e-mail significa eletronic mail, ou, em português, correio eletrônico e foi inventado em 1971 por Ray Tomlinson – Se você quiser ou se interessar em se aprofundar na história segue o link = https://pt.wikipedia.org/wiki/E-mail#Hist%C3%B3ria

O termo E-mail Corporativo é usado para definir serviços de e-mail que foram desenhados para atender necessidades específicas das empresas. Algumas dessas necessidades são:

Poder usar o domínio da empresa no endereço de e-mail dos funcionários. Algo como seunome@nomedasuaempresa.com.br.


- Ter o controle sobre quem pode enviar ou receber e-mails em nome da empresa.

- Controlar as informações da empresa de forma centralizada.

- Poder ter backups das mensagens trocadas.

- Poder compartilhar informações entre os usuários do sistema de e-mail como agendas e contatos.

Quando se usa um bom sistema de e-mail personalizado para sua empresa, você tem o controle de tudo que seus colaboradores enviam ou recebem, evitando assim distrações com mensagens que não são pertinentes ao trabalho. O que não seria possível se você usasse um sistema de e-mails gratuito como Gmail e Hotmail.

Mais à frente veremos as diferenças entre um sistema de e-mail corporativo e um gratuito, e por que sua empresa não deve usar um sistema gratuito de e-mails.

2º O que precisa para ter um e-mail com nome da empresa

Para um sistema de e-mail funcionar é preciso basicamente duas coisas: um servidor de e-mail e um servidor DNS. Esses serviços podem ser contratados de provedores ou mesmo hospedados na sua empresa.

3º O que é servidor DNS

Um servidor DNS é o responsável por localizar o endereço do servidor do seu site quando alguém digita o seu domínio. Um exemplo.

Quando alguém digita www.seudominio.com.br no navegador, envia uma requisição para o servidor DNS que indica para o seu computador qual servidor está hospedado seu site.

Se você mandar um e-mail para um e-mail tipo comercio@comercio.com.br, o servidor DNS vai redirecionar a requisição para o servidor de e-mail que irá tratar a mensagem e enviar a quem cuida dessa caixa postal.

Essa é uma explicação bem simplória do que é um servidor DNS, mas é o suficiente para que você entenda o conceito.

4º O que é um servidor de e-mail

Continuando com o exemplo acima, assim que o servidor DNS redireciona o e-mail para meu servidor de e-mail, ele receberá a mensagem e a tratará conforme as regras que foram definidas pelo administrador.


Um servidor de e-mail basicamente é um serviço que recebe as mensagens enviadas para sua empresa e as direciona para um dos destinatários, além de também controlar a segurança para que ninguém leia a sua mensagem a não ser somente você.

Existem vários tipos de servidores ou serviços de e-mail. Abaixo vamos falar sobre cada um deles.

5º Tipos de servidores de e-mail

Existem basicamente quatro tipos de serviços ou servidores de e-mail no mercado. Abaixo faço uma análise sobre cada tipo.

6º Serviço de e-mail gratuito

Nessa categoria entram os serviços do Gmail (Google), Hotmail (Atual outlook Microsoft) e similares. São serviços gratuitos de e-mail que oferecem a possibilidade para que você possa ter o seu próprio endereço de e-mail.

Estes serviços são extremamente limitados e fazem dinheiro vendendo publicidade e seu histórico de navegação. Não vou entrar em mais detalhes agora, pois temos mais abaixo um tópico detalhado de por que você não deve usar um serviço de e-mail gratuito na sua empresa.

O que importa é que tenha em mente que esses são serviços exclusivos para uso doméstico e não empresarial.

7º os servidores de e-mail, de provedores de hospedagem

Aqui já entram os serviços de e-mail oferecidos por provedores como Locaweb, Hostgator e tantas outras centenas de provedores de hospedagem compartilhada.

Além de poder hospedar a sua página na Internet (Identidade digital – sua empresa vista no mundo), você pode ter seu e-mail mais professional (seunome@seudominio.com.br), aonde você poderá usar o nome de sua empresa e ou recursos de sua empresa, como exemplo atendimento@seudominio.com.br


Para empresas de grande porte (aonde possuem seu próprio data-center), podem usar dos modelos gratuitos ou pagos, como softwares Open Source como Zimbra e similares ou os pagos como o Exchange da Microsoft.

8º Servidor de e-mail empresarial na nuvem

Esse é um movimento que cresceu muito nos últimos 02 anos. Várias empresas estão seguindo essa tendência.

Como exemplo de serviços de e-mails empresariais na nuvem temos: o Exchange Online dentro do Office 365 da Microsoft, o Gmail dentro do Gsuite da Google, entre alguns outros competidores menores.

Esses serviços de e-mails corporativos são uma evolução dos serviços de e-mail oferecidos pelos antigos provedores de hospedagem ou de e-mail “hosteado”.

Neste modelo, fabricantes como Microsoft ou Google, oferecem um serviço de e-mail com recursos infinitos em um ambiente elástico e altamente seguro, onde, de fato, você só paga pelo o que consumir.

O fornecedor de e-mail na nuvem cobra somente pelos usuários que estão consumindo recursos e ele passa a ficar responsável por toda a plataforma de e-mail, sendo você somente responsável pela configuração e criação dos usuários e regras de negócio.

Abaixo destaco os diferenciais deste modelo de contratação de e-mail corporativo:

- Alta disponibilidade – Serviços como o Office 365 da Microsoft oferecem uma garantia de disponibilidade na casa dos 99,9%, o que garante que seu e-mail estará sempre disponível sem paradas.

- Acesso de qualquer lugar– Você acessará o seu e-mail de praticamente qualquer dispositivo de qualquer parte do mundo, sempre através de uma conexão segura e criptografada.

- Recursos avançados de colaboração – Esses provedores de nuvem costumam oferecer muito mais que somente serviço de e-mail, oferecendo junto uma série de ferramentas de colaboração e produtividade que tornam seu time de trabalho muito mais produtivo.

- Integração com a sua rede corporativa – Com esses serviços de e-mail na nuvem, é possível integrar seu ambiente de e-mail com a sua rede corporativa.

Outra grande vantagem deste modelo de contratação de serviços de e-mail empresarial, é poder ter os mesmos recursos que antes estavam disponíveis somente para grandes corporações pagando um valor baixo por usuário.

9º por que uma empresa não deve usar e-mail gratuito?

Me desculpe a sinceridade, mas se a sua empresa ainda não possui um dominio.com.br para chamar de seu, ela está fadada ao fracasso.

O mundo se tornou digital. As pessoas só compram ou são influenciadas a comprar pelo conteúdo que leem na internet. Ter um site é o básico para os seus clientes acharem a sua empresa.

E se você já tem um site público, não importa se .com, .org ou qualquer outro sufixo, não faz sentido você continuar usando um e-mail @gmail.com correto?

Eu adoro listas porque elas simplificam o entendimento. Então aqui vai mais uma lista de motivos de por que não usar um e-mail gratuito na sua empresa.


- Sem identidade – Qual a credibilidade que você passa quando envia um e-mail para um cliente ou um fornecedor com @gmail.com? Nenhuma! É muito barato ter um e-mail empresarial para chamar só de seu.

- Sem gerência – Um e-mail gratuito não permite gerenciamento dos usuários. Se sua empresa tem mais de três usuários já é um convite para o caos. Imagine se um funcionário resolver pedir demissão sem avisar? Ele leva todos os e-mails com ele. Se bobear até os clientes.

- Você está sendo espionado – Já reparou que esses serviços de e-mail gratuitos acertam bastante nos anúncios que oferecem no topo ou na lateral do Webmail? Sabe por quê? Porque eles estão te espionando! Lendo as suas mensagens em cada e-mail! Sabendo disso você vai continuar deixando eles lerem as mensagens da sua empresa?

- Sem garantias – Sim, é difícil esses e-mails ficarem fora do ar., mas se derem problemas, você não tem para quem reclamar! A sua empresa pode ficar à mercê disso?

Talvez a sua empresa esteja começando. Talvez esteja passando por uma crise e tenha pouco dinheiro. Mas uma coisa eu tenho certeza, é melhor usar um e-mail de provedor de hospedagem antigo e com poucos recursos do que usar um e-mail gratuito.

Assim, quando sua empresa crescer ou se recuperar, você poderá migrar para uma solução de e-mail empresarial.

10º como criar um e-mail corporativo

Depois de explicado os tipos de serviços/servidores de e-mail que existem e de ter entendido que uma empresa não deve usar um serviço de e-mail gratuito, é chegada a hora de tomar a decisão e escolher o seu próximo serviço de e-mail empresarial.

Antes de implantar um e-mail para sua empresa, você deve avaliar os seguintes pontos:

- Já utiliza algum serviço de e-mail empresarial com o seu domínio?

- Vai criar o serviço de e-mail do zero ou vai migrar os dados do serviço de e-mails antigo?

- Quantos usuários (e não quantas caixas de e-mail) vai usar no novo serviço de e-mail?

- Qual o tamanho médio atual das caixas postais (em GB)?

- Qual o tamanho da maior caixa postal (em GB)?

- Qual a capacidade de upload do seu link?

- Qual o tamanho da sua equipe de TI?

- Possui gente capacitada para operar o novo serviço de e-mail?

- Não faz mais sentido terceirizar?

- Qual o custo por mailbox do serviço de e-mail que pretende contratar?

- Precisa de algum outro serviço além de e-mail, como suíte de produtividade (ex.: Office), chat corporativo e outras ferramentas periféricas?


Características essenciais

- Oferecer a possibilidade de usar o domínio público da sua empresa;

- O Webmail deve usar uma conexão SSL para comunicação entre o seu computador e o servidor;

- Permitir o sincronismo das mensagens entre vários dispositivos com atualizações simultâneas;

- Ter o armazenamento das mensagens, agendas e contatos todos na nuvem;

- Ter um bom espaço para armazenamento de mensagens para cada um dos usuários;

- Ter um SLA (Garantia de disponibilidade) definido em contrato com punições financeiras caso não cumpra;

- Ter um canal prático e rápido para suporte técnico;

- Ter ferramentas de controle e prevenção de de malware e spam e que sejam efetivas.

É importante fazer uma análise de TCO (Custo total de propriedade) da solução e-mail que está pensando contratar, levando sempre em consideração a rotatividade da equipe, considerando o médio ou longo prazo.

Depois de ter pensado em todas as questões, é hora de escolher o seu próximo fornecedor de e-mail corporativo.

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