'Facebook Groups' é a segunda função do Facebook que ganha app próprio.
Aplicativo principal ainda mostrará atualizações de grupos, diz rede social.
Aplicativo principal ainda mostrará atualizações de grupos, diz rede social.
O Facebook lançou nesta terça-feira (18/11/2014) um novo aplicativo para os
usuários enviarem mensagens diretamente aos grupos de que participam.
Disponível para iOS e Android,
o “Facebook Groups” simboliza mais uma iniciativa da rede social de
pulverizar em seus aplicativos alguns dos serviços que podem ser
acessados integralmente em seu site. O bate-papo com contatos da rede
social migraram a partir de abril deste ano para o Messenger. A empresa
não informa se o mesmo ocorrerá com os grupos, que ainda podem ser
acessados no app principal.
Segundo o site “The Verge”, os grupos reúnem entre 650 milhões e 700
milhões usuários ativos mensalmente –uma parte considerável dos 1,35
bilhão de pessoas que acessam o Facebook. Além de bastante frequentadas,
essas comunidades concentram boa parte da atividade. São 2,5 bilhões de
publicação de conteúdo todo mês, sejam postagens, comentários ou
simples “curtidas”.
Mas, segundo enxergava o Facebook, essas importantes ferramentas de
interação entre seus usuárias estavam perdidas no meio do aplicativo
principal. “Os grupos estão enterrados”, disse Shrley Sun, gerente de
produto do Facebook.
Com o novo aplicativo, apenas as novidades publicadas nos grupos em que
os usuários estão inscritos serão exibidas a ele. Também será possível
criar novos grupos por ele. Para o Facebook, o novo serviço não irá
esvaziar o app principal, porque irá atrair “pessoas que já estão ativas
hoje, e querem se engajar ainda mais”, diz Sun. Quanto à presença de
anúncios, Sun diz que a rede social está “focada em experiência sem
considerar um objetivo final de rentabilização”.
O Facebook Groups foi desenvolvido pelo Creative Labs, a mesma área
dentro da rede social responsável por outros apps, como o “Paper” e o
“Sligshot”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário