A empresa afirmou que os dados de navegação irão “ajudar no desenvolvimento dos produtos e serviços da Google e também melhorar a experiência de navegação na internet, para todos”.

Mas a companhia não especificou exatamente como usará as informações para atingir essas metas. Um porta-voz da Google declarou que como muitas outras empresas de internet e mídia, e companhia promove pesquisas para servir melhor seus usuários, entendendo mais sobre como os internautas utilizam a mídia, na web e em todo lugar”.

De acordo com entidades como o Electronic Privacy Information Center, o novo programa da Google permite à empresa controlar o comportamento do usuário de um forma muito mais detalhada do que já faz. Monitora não só os sites vizualizados , mas também a forma como são usados. Regista os cliques do mouse, e até seus movimentos.

Entretanto, advogados especializados em privacidade viram benefícios no programa da Google, principalmente por ser algo optativo. Diretores do Consumer Privacy Project do Center for Democracy and Technology, dos EUA, receberam de bom grado a abordagem da empresa.

Os advogados disseram ver um sinal positivo no que a Google está fazendo, já que o programa dá ao usuário a liberdade de participar ou não da pesquisa. Mas não escondem a preocupação de de a Google possa criar perfis detalhados sobre cada internauta que participe do programa. “Eles estão pedindo que você levante o capô. É bom que eles digam que isso é algo que cabe ao internauta escolher”.