Consumidores moveram processos contra exclusividade dos iPods.
Mensagens serão usadas para mostrar conduta anticompetitiva
Mensagens serão usadas para mostrar conduta anticompetitiva
Os e-mails de Steve Jobs,
ex-presidente-executivo da Apple, serão usados contra a companhia em um
processo judicial que investiga uma conduta de antitruste em relação
aos iPods, alegada por consumidores, e que pode resultar em perdas de
cerca de US$ 350 milhões à dona dos iPhones e iPads.
A ação vai a julgamento nesta terça-feira (02/12/2014) em uma corte federal de
Oakland, na Califórnia. Em 21 de novembro, uma corte federal aprovou o
processo em que a Apple pode ter de pagar a quantia milionária a quase 23 milhões de consumidores, de acordo com reportagem do jornal “New York Times”.
iPods
Os reclamantes são consumidores que afirmam que a Apple violou leis
antitruste. Eles argumentam que a companhia adotou uma tática de negócio
para os forçava a manter o iPod, ou a comprar novas versões mais caras
do aparelho sem considerar modelos mais baratos de concorrentes. Tinham
que fazer isso caso quisessem manter as músicas que haviam adquirido.
Desde então, a Apple descontinuou esse sistema.
O caso sobre o iPod que agora é apreciado pela Justiça é uma reunião de
vários processos abertos na Califórnia durante quase uma década. Conta
com cerca de 900 pedidos judiciais de ambos os lados.
Para provar a conduta anticompetitiva da Apple, os advogados de acusação
lançarão mão de e-mails de Steve Jobs a outros executivos. Neles, o
executivo morto em 2011 tenta dissuadir concorrentes de explorar
serviços voltados a aparelhos da Apple ou convencê-los a parar de
recrutar funcionários envolvidos com o iPod.
E-mails
Há ainda mensagens em que Jobs questiona seus próprios funcionários se
há estratégias para minar produtos rivais. Um exemplo disso é o e-mail
enviado a um subordinado. “Nós precisamos ter certeza que quando a Music
Match lançar sua loja de download de música não usem o iPod”, escreveu.
“Isso será uma questão?”
Outros e-mails de Jobs devem surgir ao longo do processo. A relação da
Apple com concorrentes devem também ser citadas, segundo o “NYT”.
Apesar de não figurar como parte do processo, a RealNetworks, um serviço
de tocadores de mídia, será citado no processo. A companhia permitia
que músicas vendidas em sua loja fossem escutadas no iPod. Em 2004,
porém, a Apple acusou a RealNetworks de ter “hackeado” o iPod e avisou
que as atualizações do sistema operacional do aparelho evitariam que
músicas vendidas pela companhia fossem executadas pelo iPod.
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